Concertista - Primeira Edição | Concertista

Concertista - Primeira Edição

Publicado: 17/04/2018

Nascemos com a missão de publicar um conteúdo atemporal que reflete o pensamento dos músicos sobre questões que cercam a profissão e a prática musical.



Prezado leitor,

BEM-VINDO AO PRIMEIRO NÚMERO DA CONCERTISTA. Para você tê-la em mãos, foram necessários meses de muita dedicação, trabalho, pesquisa e a inestimável colaboração de músicos e autores talentosos.

Nascemos com a missão de publicar um conteúdo que reflete o pensamento dos músicos sobre questões que cercam a profissão e a prática musical. A cada edição, você terá a rara oportunidade de conhecer a música pelo olhar dos músicos, e os estudantes e profissionais terão acesso a um vasto material para refletir sobre as concepções musicais de outros intérpretes.

A publicação privilegia artigos e entrevistas que cobrem um grande espectro da música de concerto. Também pensamos na praticidade da leitura. Para isso, optamos por uma revista com as dimensões de um livro, o que a torna fácil de ler, transportar, guardar e colecionar. Tudo isso está refletido nesta primeira edição, que traz na capa o extraordinário violonista Paulo Marttelli. Ele fala do projeto A Bach Recital, de sua formação musical, concertos e outros temas imprescindíveis aos músicos. No ensaio Música, Apropriação e Citacionismo, o compositor e pianista Ernesto Hartmann reflete sobre práticas composicionais e seus desdobramentos na história da música. Renata Pereira, integrante do Quinta Essentia Quarteto, faz um relato da gravação de A Arte da Fuga. Carla Reis, pianista e professora, apresenta o projeto Piano.Pérolas. Os desafios para a inserção da música contemporânea nas salas de concerto são analisados pelo compositor Oiliam Lanna. A maestrina Ligia Amadio nos conta da profissão de maestro e do necessário intercâmbio musical entre países da América Latina. A pianista Érika Ribeiro responde a cinco perguntas sobre interpretação e performance. O projeto Ópera com cara de cinema, da soprano Marina Cyrino, é apresentado em Vocalise. O pianista Estefan Iatcekiw e a oboísta Layla Köhler são os jovens destaques desta edição.

Tenha uma viagem inspiradora pelo universo dos músicos e da música clássica. Nos vemos na próxima edição. Até breve!


Roger Canesso
Editor e Coordenador Editorial


Voltar

Você bem informado.